ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DOS VITIMADOS PELO TRABALHO

DAS REGIÕES AMREC, AMESC E AMUREL

T: (48) 3437 4398 ::

Informações Sobre Saúde

Doença causada por amianto é subnotificada - 12/02/2014



 Doença causada por amianto é subnotificada 

Com a autoridade de quem analisou, nos últimos anos, mais de seis mil radiografias, o médico pneumologista Mário Terra Filho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, afirmou, durante o 8º Encontro Nacional dos Trabalhadores do Amianto, realizado em novembro, em Goiânia, que a "péssima qualidade" dos raios X de tórax feitos no país e o despreparo dos médicos das empresas, que não sabem ler adequadamente as radiografias, são responsáveis por impedir que sejam detectadas doenças graves entre os trabalhadores com amianto.

De acordo com o especialista, "existe uma população enorme de pacientes doentes que estão circulando por aí e que não estão sendo diagnosticados". Em São Paulo, disse ele, há registro mensal de duas a três ocorrências de doenças denominadas asbesto-relacionadas, como o derrame pleural (acúmulo de líquido na cavidade da pleura, um tecido fino que recobre a superfície dos pulmões) ou o mesotelioma (tumor na pleura ou na membrana que reveste o abdome) que demoram de 20 a 30 anos para aparecer.

Entre os casos, há o de operários que inalaram, nos anos 50 e 60, fibras de amianto azul nas unidades da Eternit em São Caetano do Sul e Osasco. Para a clareza dos diagnósticos, segundo Terra Filho, é preciso investir na atualização permanente dos médicos das empresas. (Fonte: O Estado de S. Paulo, de 25.11.2006)

Galeria de Fotos